quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Quero ser: Secretária! #1

Olá, o post de hoje é sobre Secretárias e Secretárias Executivas, aliás estas são as profissões que mais crescem no mercado de trabalho. O post será dividido em duas partes, na primeira (esta daqui) irá conter partes "conceituais" e no próximo terá partes "estéticas". Confira os tópicos:


Qual a função?

A pessoa que está neste cargo precisa dominar várias funções, não apenas a da sua área, mas também a dos colegas de trabalho. Ela é responsável pela organização, arquivamento, comunicação interna e externa - como atender telefonemas, solucionar problemas com funcionários e prestadores de serviços - cuidar de planejamentos e de agendas.

O que precisa ter para atuar como Secretária ou Secretária Executiva?

Ser organizada, saber construir gráficos e planilhas - um curso de Rotinas Administrativas ou de Informática já ajudam - buscar a melhor forma de manter ao redor "limpo" e calmo, mas o mais importante é ter uma boa comunicação e coerência ao escrever, ter paciência para escutar e cautela ao falar. Não deixe as pessoas sentirem-se superiores a você, seja simpática e discreta, mas imponha limites.


Precisa ter algum curso técnico ou superior?

Se estamos falando do cargo de Secretária necessariamente não precisa, apenas uma boa comunicação e desenvoltura a aprender suas funções, mas existem vários cursos que irão ajudar como exemplo curso técnico em administração, rotinas administrativas, informática, telecomunicação - caso tenha dificuldades em comunicar-se - entre outros. Já na área de Secretária Executiva temos o curso de secretariado que tem a duração, em média, de quatro anos. Para aumentar a lista de cursos, é interessante ser bilingue.

Qual o piso salarial?

Assim como a profissão, o salário também é bem flexível. Hoje, ser uma Secretária está na faixa de R$ 800,00 ou mais, já uma Secretária Executiva pode ganhar até R$ 20 mil. Depende muito no local onde você trabalha, quais suas funções, por exemplo se você cuida da parte "social" da empresa e do executivo - eventos, reuniões, consultas médicas etc - o valor do seu trabalho aumentará.

Sites que indico:


Se houver mais alguma dúvida deixe nos comentários que responderei imediatamente.
Por hoje é só! 
Beijos e até a próxima!


Nenhum comentário: